segunda-feira, 5 de março de 2012


Policiais Militares do 5º Comando Regional da PM (5º CRPM), situado em Cascavel (PR), prenderam sete pessoas e apreenderam dois adolescentes, suspeitos de integrarem uma quadrilha de arrombadores de cofres e caixas eletrônicos que vinha atuando na região oeste e sudoeste do Estado. Durante as ações, também foram apreendidas uma pistola 9 mm, um revólver calibre 38 e cinco veículos.

Os presos são suspeitos de participarem de diversos crimes em sete municípios da região oeste e sudoeste do Estado. Segundo informações da tenente Marcia Bobko Bilibio, oficial de comunicação social do 5º CRPM, a primeira ação da suposta quadrilha ocorreu na noite de terça-feira (28) onde, uma caminhonete Iveco/Daylicampo 3510 foi roubada no pátio de uma empresa situada em Cascavel.

“A quadrilha utilizou o veículo para arrombar o caixa eletrônico de um banco no município de Iracema do Oeste (PR). A parede foi completamente destruída pela caminhonete, porém, os suspeitos não conseguiram retirar o cofre, pois ele estava chumbado junto à parede. Sendo assim, a quadrilha levou um colete balístico e um cinto de guarnição de uma empresa de vigilância”, relatou a tenente.

O veículo foi localizado pelos policiais militares, abandonado e parcialmente danificado. Em buscas realizadas dentro do carro, foi encontrado o cinto de guarnição que havia sido furtado. De acordo com a tenente, em seguida, os suspeitos abordaram o condutor de um veículo Ford/Escort, próximo ao Distrito de Carajá (PR), obrigando-o a levá-los por estradas rurais até o município de Jotaesse (PR) onde o veículo teve problemas mecânicos e foi abandonado.

“Recebemos informações de que outro carro estaria esperando a quadrilha em Jotaesse para levá-los até Cascavel. Neste momento, a PM efetuou buscas nas proximidades e localizou um veículo, GM/Vectra, sob um canteiro, que seria utilizado na fuga”, contou a tenente. Ainda segundo Marcia, o carro pertence a mãe de um dos suspeitos. Dentro dele foi encontrado um carregador para pistola calibre 9 mm e nas redondezas, o colete balístico e alguns documentos.

A tenente contou que moradores teriam informado que quatro pessoas, sendo duas armadas, se deslocaram sentido a um pesqueiro no Distrito de Jotaesse, nas proximidades da saída para Cascavel. No pesqueiro, o proprietário relatou que os quatro suspeitos teriam roubado um veículo VW/Bora. “Na manhã da quarta-feira (29), o veículo Bora teria sido abandonado na cidade de Assis Chateaubriand (PR). Moradores locais informaram que as quatro pessoas deixaram o carro e fugiram em direção ao matagal”, contou Marcia.

Com as informações de que a quadrilha estaria em Assis Chateaubriand, a equipe de policiais militares permaneceu na cidade por toda a tarde e parte da noite, quando por volta das 23h, na saída da cidade, observou um veículo VW/Gol, de cor prata, com várias pessoas em seu interior em atitude suspeita. “A equipe realizou um acompanhamento tático e, próximo a entrada de Cascavel, após receber apoio de uma equipe do Pelotão de Choque, foi realizada abordagem sendo encontradas dentro do veículo sete pessoas, dentre eles dois adolescentes”, relatou a tenente.

A partir disso, os policiais foram até a residência de um parente de um dos envolvidos, na cidade de Assis Chateaubriand, onde obtiveram informações que ajudaram na localização de duas armas de fogo, uma pistola 9 mm e um revólver calibre 38, utilizadas nos supostos crimes. “As armas estavam escondidas próximo ao muro de uma residência, dentro de uma sacola plástica envolta em uma blusa”, disse Marcia. Ainda segundo a tenente, duas pessoas que estavam na residência foram presas, suspeitas de participação na quadrilha.

“Dentre os presos, três homens e um adolescente já haviam sido presos no dia 09 de fevereiro desse ano, suspeitos de envolvimento em crimes de arrombamentos de cofres e caixas eletrônicos, sendo encontrados com eles os objetos furtados”, relatou Marcia. Todos os envolvidos, juntamente com os materiais e veículos apreendidos, foram encaminhados ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Cascavel para os procedimentos cabíveis.

A ação contou com a participação da coordenação de esforços do Serviço de Inteligência do 5º CRPM, PMs do 6º e 19º BPM, efetivos do CHOQUE e Radio Patrulha de ambas as Unidades Operacionais, totalizando aproximadamente 30 policiais militares envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário