quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Após 30 horas de motim em presídio de MT, detentos se entregam


Por G1 MT
Os cerca de 90 presos que estavam amotinados por mais de 30 horas no presídio Ferrugem, em Sinop, a 503 quilômetros de Cuiabá, renderam-se na noite desta terça-feira (24). O motim começou após uma tentativa de revista por conta da denúncia de que um túnel estava sendo cavado no local.
Foi necessária a presença da tropa de choque da Polícia Militar e do coronel da corporação. Os detentos exigiam a transferência dos presos oriundos de Cuiabá para as unidades prisionais da capital. Além da PM, ambulâncias e Corpo de Bombeiros estiveram no presídio. Os familiares reclamavam das condições vividas pelos detentos. ''Eles estão sendo judiados. Jogam spray de pimenta, bala de borracha'', disse a mulher de um preso.
Enquanto detentos queimavam colchões e quebravam paredes de banheiros, a direção do presídio cortou a água, energia e comida. ''Reforçamos o policiamento e fizemos a negociação com os presidiários. Eles tranquilamente aceitaram serem remanejados para outras celas no interior do presídio'', contou o coronel da PM, Celso Henrique Barbosa.
Após as negociações, um túnel com mais de 15 metros de extensão foi descoberto. O buraco estava quase finalizado, faltando um pouco mais de sete metros para atingir a área externa das celas. ''A direção tomará as devidas providências para tampar os buracos e reformar os banheiros onde as paredes foram quebradas'', finalizou o coronel.
TransferênciasO juiz responsável pela Vara de Execuções Penais, Mário Machado, participou das negociações e afirmou que haverá transferências para Cuiabá. A assessoria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) informou que durante o motim nenhum preso ficou ferido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário