quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Capturados na Nigéria 158 suspeitos de terrorismo


Por Jornal Hoje - O povo
Foram presos na Nigéria 158 suspeitos de participar do grupo terrorista Boko Haram. A organização é responsável pelas explosões da sexta-feira em Kano, no Norte do país, que provocaram a morte de dezenas de pessoas. 
De acordo com a rede de televisão norte-americana CNN, militares relataram que alguns suspeitos resistiram à prisão e houve troca de tiros. O número de pessoas mortas nos ataques de sexta ainda está indefinido. Na segunda-feira, a Polícia nigeriana divulgou um comunicado estabelecendo em 185 as vítimas.
Agências de notícias chegaram a informar a morte de 215 pessoas durante o fim de semana. O Governo do Estado de Kano, cuja capital é a cidade homônima, reduziu o toque de recolher de 24 horas imposto no sábado. A medida agora será vigente entre 19 e 6 horas locais (16 e 3 horas de verão em Brasília). O comissário estadual de Informação, Umar Farouk, anunciou no sábado a restrição para que os nigerianos pudessem continuar suas ocupações diárias. Os radicais islâmicos do Boko Haram assumiram a autoria dos atentados, através de uma ligação telefônica realizada na sexta-feira ao jornal local Daily Trust. O Boko Haram luta para instaurar a lei islâmica (Sharia) no Norte da Nigéria, de maioria muçulmana, enquanto o Sul de país é predominantemente cristão.
O grupo fundamentalista, que admitiu em várias ocasiões sua vinculação com a rede terrorista Al-Qaeda, se responsabilizou também pelo atentado contra a representação da ONU na capital do país, Abuja, em agosto do ano passado, e declarou que os mais recentes ataques foram uma resposta à recusa das autoridades federais em libertar alguns de seus membros detidos. (das agências de notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário