quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Regime retoma subúrbio de Damasco e relata ataque a gasoduto

AFP Photo/Youtube
 
Conflitos entre rebeldes e o Exército aumentaram nos últimos dias
São Paulo - O Exército sírio retomou ontem o controle de cidades nas proximidades da capital, Damasco, que haviam sido tomadas por forças rebeldes, de acordo com informações da emissora britânica de TV BBC. Ao mesmo tempo, o regime afirmou que terroristas sabotaram um novo gasoduto.

Segundo ativistas citados pela emissora britânica, artilharia pesada e tanques foram usados pelo Exército sírio, e o subúrbio de Saqba ainda era bombardeado. O Exército Sírio Livre, da oposição e originalmente formado por militares desertores, recuou.   

Ao menos 26 mortes foram relatadas durante o fim de semana no que ativistas consideram um acirramento das revoltas contra o regime de Bashar Assad nas proximidades da Capital. No resto do país, cerca de 60 civis morreram apenas no domingo, um dia depois de a Liga Árabe suspender sua missão.

Ontem, a agência estatal de notícias Sana afirmou que um grupo armado lançou ataques contra o gasoduto que vai de Homs a Banyas, próximo a Tal Kalakh.

Em um segundo suposto ataque terrorista, o regime informou que um grupo armado matou o médico Mustafa Mohammed Safar, na cidade de Homs. A ação teria como alvo especialistas de saúde e tecnologia.

Relatos não confirmados de forma independente - uma vez que Assad baniu grande parte da imprensa internacional do país - afirmam que tropas leais ao regime atacaram a cidade de Ghouta no domingo, localizada nos arredores de Damasco, onde grandes protestos da oposição aconteceram.

A Liga Árabe decidiu suspender sua missão de observação na Síria devido ao ''recrudescimento da violência'', anunciou no sábado uma autoridade da organização pan-árabe

Nenhum comentário:

Postar um comentário