segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Venezuela: Capriles vence eleições da oposição e enfrenta Chávez



Governador do Estado de Miranda (centro) comemora vitória em eleições. Foto: EFEGovernador do Estado de Miranda (centro) comemora vitória em eleições
Foto: EFE
O governador do Estado de Miranda, Henrique Capriles, ganhou as eleições primárias da oposição venezuelana e se tornou o candidato que enfrentará o presidente, Hugo Chávez, nas eleições do dia 7 de outubro.

Com 95% dos votos apurados, Capriles recebeu 1.806.860 votos (62,2%), superando com folga o adversário mais forte, o também governador Pablo Pérez, com 867.601 votos (29%), anunciou a comissão eleitoral da Mesa da Unidade Democrática (MUD), que organizou as primárias. A participação foi de 2.904.710 eleitores, acima das expectativas dos analistas. 
Capriles, 39 anos e governador do segundo maior estado do país, Miranda (região norte, que inclui parte de Caracas), era o favorito nas pesquisas para ser o candidato da oposição à presidência nas eleições de 7 de outubro. 
No pleito, Chávez, de 57 anos, há 13 anos no poder, busca um terceiro mandato.
Além de Capriles e Pérez, governador de Zulia (oeste), a deputada María Corina Machado (103.500 votos), o ex-embaixador Diego Arria (35.070 votos) e o sindicalista Pablo Medina (14.009) também disputaram as primárias. 
"Eu digo a todos em nossa Venezuela, a todo nosso povo: proibido falhar. Viemos para construir um futuro distinto, um futuro para todos os venezuelanos, não é a hora da esquerda nem da direita, é a hora de todos os venezuelanos", declarou o governador de Miranda em um evento em Caracas, ao lado de todos os candidatos. 
Após admitir a derrota, Pérez anunciou que integrará a equipe de Capriles para enfrentar Chávez

Nenhum comentário:

Postar um comentário