quinta-feira, 12 de julho de 2012

Deputado cobra explicações sobre "canto" de soldados do Exército

O líder do PSOL, deputado Chico Alencar (RJ), cobrou nesta quinta-feira (11) do Ministério da Defesa explicações sobre o canto de soldados do 1º Batalhão do Exército publicado nesta quinta-feira (12)pelo jornal O Globo. Na avaliação do deputado, o fato representa "clara indução à violência e ofensa"
De acordo com a coluna Panorama Político, soldados corriam ontem pela Rua Barão de Mesquita, no Rio de Janeiro, cantando: "Bate, espanca, quebra os ossos. Bate até morrer". O instrutor então perguntava: "E a cabeça ?" Os soldados respondiam: "Arranca a cabeça e joga no mar". No final o instrutor perguntava: "E quem faz isso?". E os soldados respondiam: "É o Esquadrão Caveira".
Em nota, Chico Alencar informa que além do requerimento de informações pede "o fim imediado da entonação desdes brandos em toda e qualquer unidade das Forças Armadas". Também será encaminhada denúncia à Comissão Nacional da Verdade.
A Comissão de Direitos Humanos da Câmara divulgou nota de repúdio face às denúncias divulgadas pelo Globo e no jornal Correio Braziliense sobre vídeos postados no YouTube por supostos policiais militares do Distrito Federal, que fazem apologia a violência ao exaltar os excessos praticados em operações especiais.
A comissão reitera que o conteúdo das denúncias "confronta princípios da nossa Constituição e dos acordos internacionais de Direitos Humanos dos quais o Brasil é signatário" . Também pede explicações e adoção das providências cabíveis sobre o caso. Na avaliação dos parlamentares, os fatos revelam a "existência de setores saudosistas da ditadura militar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário