segunda-feira, 30 de julho de 2012

Sesa confirma mortes por Gripe A em Campo Mourão e Marilena

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais oito mortes ocasionadas pela Gripe A no Paraná. De acordo com o boletim divulgado na tarde desta segunda-feira (30), três casos ocorreram na última semana em Campo Mourão (na região Centro-Oeste), Marilena (no Noroeste) e Marmeleiro (no Sudoeste).
As outras cinco mortes registradas aconteceram em semanas anteriores e foram confirmadas tardiamente, pois o encerramento do caso dependia de exames complementares. “Como aconteceu nas semanas anteriores, neste informe também registramos mortes em pacientes com comorbidades ou que procuraram o serviço de saúde tardiamente”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, em entrevista ao site da Sesa.
Desde a divulgação feita na semana passada, foram confirmados 88 novos casos da doença no Paraná. Ao longo deste ano, o estado teve 986 casos e 33 mortes no Paraná por influenza A (H1N1).
Segundo levantamento feito pela Sesa, 70% das mortes por influenza A (H1N1) ocorridas em 2012 foram de pacientes que tinham doenças pré-existentes, como cardiopatia crônica, doença mental, pneumopatia e diversos tipos de cânceres.
Os números do Paraná são os menores entre os estados da região Sul. Santa Catarina registra 741 casos e 72 mortes e o Rio Grande do Sul tem 340 casos graves e 47 mortes.
240 mil doses foram distribuídas
A Sesa informou que no último sábado (28) o Paraná recebeu mais 240 mil doses da vacina e que este material já está sendo repassado aos municípios. Mais 160 mil doses deverão chegar ao Estado ainda nesta semana.
A vacina é a mesma oferecida durante a campanha de vacinação de maio e protege contra os três vírus influenza que mais circulam no país: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário