quarta-feira, 25 de julho de 2012

Irã acusa Israel de tramar atentado na Bulgária

Uma semana depois de o país ter sido acusado por ser o responsável pelo atentando suicida que matou cinco turistas israelenses na Bulgária, o embaixador do Irã na Organização das Nações Unidas (ONU) revidou e acusou Israel de promover o ataque. A explosão aconteceu em um ônibus estacionado junto ao aeroporto da cidade turística de Burgas, no litoral do mar Negro. O motorista do ônibus, búlgaro, também morreu, e mais de 30 pessoas ficaram feridas.
"É incrível que poucos minutos depois do ataque terrorista autoridades israelenses tenham anunciado que o Irã estava por trás dele", disse o diplomata Mohammad Khazaee num debate do Conselho de Segurança sobre o Oriente Médio. "Nunca nos envolvemos nem nos envolveremos numa tentativa tão desprezível contra gente inocente".
Minutos depois do atentado, Israel atribuiu o atentado ao Irã e ao grupo xiita libanês Hezbollah. O embaixador de Israel na ONU, Haim Waxman, afirmou haver impressões digitais deixadas pelo Irã na trama do atentado e também em dezenas de outros recentes planos terroristas dos últimos meses no mundo todo.
Alguns analistas dizem que o Irã poderia estar tentando vingar as mortes de vários cientistas seus envolvidos no polêmico programa nuclear do país, crimes pelos quais Teerã culpa os Estados Unidos e Israel. Diplomatas israelenses sofreram várias tentativas de atentado nos últimos meses, também atribuídos por Israel ao Irã. "Chegou a hora de o mundo pôr um fim a essa campanha de terror, de uma vez por todas", disse Waxman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário