segunda-feira, 25 de junho de 2012

Turquia: avião derrubado pela Síria voava em águas internacionais

O ministro turco de Exteriores, Ahmet Davutoglu, assegurou hoje que o avião militar turco derrubado na sexta-feira pela Síria foi atingido sobre águas internacionais, fora do espaço aéreo sírio. "Nosso avião foi derrubado no espaço aéreo internacional", disse o ministro em uma entrevista à televisão pública turca TRT-1.
"Nosso avião tinha por missão pôr a toda prova o radar internacional, por isso efetuou um voo sozinho; era um mero voo de teste. Não tinha nenhuma missão com relação à Síria. Além disso, nosso avião não levava armamento. Percebê-lo como uma ameaça é de más intenções. E era conhecido por todos e público que era um avião turco", detalhou Davutoglu.
Em relação aos passos que Ancara dará agora, o chefe da diplomacia turca assinalou que a prioridade é encontrar sãos e salvos os dois pilotos que tripulavam a aeronave.
"Continuam nossos esforços de busca, e pedimos às famílias paciência e firmeza", disse Davutoglu. "Não somos um país de reações impetuosas; todos sabem que nos mantemos dentro dos limites do direito internacional", acrescentou o ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário