quarta-feira, 18 de abril de 2012

1ª mulher a presidir TSE, Cármen Lúcia quer mutirão da Ficha Limpa

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), assumiu nesta quarta-feira a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Primeira mulher a ocupar o cargo em 67 anos da corte, ela será responsável por comandar a Justiça Eleitoral durante as eleições para prefeitos e vereadores em outubro deste ano. O mandato dela vai até novembro de 2013.
Em uma fala rápida, Cármen Lúcia dividiu seu discurso em três pontos. O primeiro foi relacionado aos problemas da Justiça. Segundo a ministra, a morosidade do Judiciário atinge principalmente os cidadãos mais humildes. "Somos juízes. Fazemos Direito, não fazemos milagre. O problema da Justiça não prestada não é nossa culpa, mas é sim nossa responsabilidade. Mudar esse quadro é o desafio que se impõe. É nosso empenho, nosso compromisso. Essa tarefa esbarra nos limites do humano, mas tenha certeza o cidadão brasileiro que as imperfeições deste trabalho não resultam de descuido, mas de limitações que buscaremos ultrapassar a todo momento", disse.
O segundo ponto do discurso foi direcionado à imprensa, a qual Cármen Lúcia definiu como parceira do Judiciário "na concretização da Justiça". "Não há eleições seguras e honestas sem a ação livre, presente e vigilante da imprensa", afirmou. O último aspecto abordado pela ministra foram as eleições deste ano. Cármen Lúcia lembrou que será a primeira vez que a lei da Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de políticos condenados por colegiados da Justiça ou que tenham renunciado, valerá integralmente, mas, segundo a presidente do TSE, "nenhuma lei do mundo substitui a honestidade, a responsabilidade e o comprometimento do cidadão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário