domingo, 22 de abril de 2012

Centenas de soldados do Sudão do Sul são mortos em Heglig

Centenas de soldados do Sudão do Sul morreram na batalha pelo controle de Heglig, a região petrolífera mais importante do país, anunciou Cartum neste domingo. "O número de mortos nas filas do exército do Sudão do Sul e os mercenários na batalha de Heglig é de 400", declarou Nafie Ali Nafie, próximo ao presidente presidente Omar El Bechir, segundo o Centro Sudanês de Meios de Comunicação, próximo às autoridades de segurança.
As baixas sudanesas não foram informadas e o próprio exército não publicou número de vítimas. Um fotógrafo da AFP comprovou a presença de uma centena de feridos em um hospital de Cartum. Durante sua ocupação de Heglig durante 10 dias, o exército do Sudão do Sul afirmou que 19 de seus soldados e 240 soldados sudaneses morreram, dados impossíveis de confirmar.
O Sudão não autorizou a presença de jornalistas nem observadores na região de Heglig durante os confrontos com o Sul, que no domingo afirmou que tinha concluído a retirada de suas tropas. A retirada esteve precedida de intensos contatos diplomáticos para evitar uma ampliação do conflito.
Cartum afirma que venceu o Sudão do Sul e o obrigou a se retirar. O Sudão do Sul ocupou a região petroleira em 10 de abril em uma ação que coincidiu com ondas de ataques aéreos contra o Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário