domingo, 22 de abril de 2012

Hollande vence Sarkozy também no segundo turno, apontam novas pesquisas

O socialista François Hollande vence o segundo turno das eleições presidenciais francesas conquistando entre 53% e 56% das intenções de voto de acordo com resultados de cinco pesquisas de opinião pública realizadas domingo, após o anúncio da votação do primeiro turno. De acordo com as sondagens, a migração de votos dos candidatos derrotados beneficiaria principalmente o adversário do presidente Sarkozy.
As pesquisas apontam a vitória do candidato socialista com índices que variam de 53% do Instituto BVA até 56%, do instituto CSA. Mas em todas elas, as sondagens revelam que os eleitores da candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, que chegou em terceiro na corrida eleitoral, preferem o presidente Sarkozy no segundo turno. A transferência de votos de Le Pen para Sarkozy varia entre 60% segundo o Instituto Ipsos até 44% de acordo com o Harris Interactive.
Já os votos da candidata de extrema-direita para o socialista Hollande oscilam entre 17% e 31% de acordo com diferentes institutos de pesquisas. Já os eleitores de Jean-Luc Mélenchon da Frente de Esquerda vão votar em sua grande maioria, de 83% a 91%, no candidato socialista.
Os partidários do centrista François Bayrou são mais divididos, indicam os institutos de pesquisa. Entre 25% e 32% dos eleitores devem votar no presidente Sarkozy enquanto uma faixa entre 40% e 38%, tende a votar em François Hollande.
Cerca de 35% dos eleitores de Bayrou podem se abster de votar no segundo turno, afirmam algumas pesquisas.
2° turno
Em seu discurso após a publicação das estimativas de votos no primeiro turno, o candidato socialista se diz “confiante” no segundo turno e se apresentou como candidato de união dos franceses e o melhor colocado para ser o próximo presidente.
Nicolas Sarkozy disse na frente de seus partidários que a participação dos eleitores, maior do que a prevista, contradisse os institutos de pesquisa e afirmou que vai consagrar toda sua energia para reverter a derrota no primeiro turno.
Ele lançou um desafio ao seu adversário propondo a realização de três debates entre os dois turnos sobre questões econômicas e sociais, de sociedade e de relações internacionais. Hollande recusou a proposta, afirmando que defende um só debate como é tradição na França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário