quinta-feira, 5 de abril de 2012

Líder da Liga Norte renuncia após escândalo na Itália

O inflamado líder oposicionista italiano Umberto Bossi renunciou na quinta-feira à liderança do seu partido, a Liga Norte, após denúncias de que teria usado dinheiro público para reformar sua mansão e pagar férias para seus filhos. Em nota, o partido disse que ele deixaria o cargo para "melhor defender e proteger a imagem do movimento e da sua família nesta situação delicada".
A decisão foi anunciada ao final de uma reunião do conselho partidário federal em Milão. O caso deve desestabilizar o partido populista anti-imigração, enfraquecendo uma das principais forças parlamentares contrárias ao programa de austeridade do primeiro-ministro Mario Monti.
Nesta semana, o tesoureiro da Liga Norte, Francesco Belsito, e dois outros dirigentes haviam sido colocados sob investigação por promotores por suspeita de fraude e financiamento partidário ilegal. Belsito, que deixou o cargo na terça-feira, teria usado verbas partidárias para gastos pessoais dos filhos de Bossi, incluindo viagens, jantares, hospedagens em hotéis e carros caros, além de melhorias na casa do líder.
Bossi, de 70 anos, não está sob investigação e negou ter usado dinheiro do partido para benefício próprio ou da sua família. Conhecido por sua retórica ortodoxa e vociferante, Bossi liderava a Liga Norte desde sua fundação, no final da década de 1980, para servir como uma contrapeso nortista à corrupção no governo central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário