quinta-feira, 19 de abril de 2012

ONU afirma que Sudão do Sul viola soberania sudanesa

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse nesta quinta-feira que o Sudão do Sul cometeu um "ato ilegal" ao capturar um campo petrolífero disputado com o Sudão e pediu aos dois países que evitem que os confrontos na fronteira levem a uma guerra. O Sudão do Sul ficou independente do Sudão em julho passado, e os dois países ainda têm diversas pendências a acertar, inclusive quanto à posse de alguns campos petrolíferos.
Na semana passada, tropas sul-sudanesas ocuparam o campo petrolífero de Heglig. A reação de Cartum ao incidente gerou temores de que duas nações africanas voltem a se enfrentar em guerra declarada, o que não ocorre desde o conflito entre Etiópia e a então recém-independente Eritreia, entre 1998 e 2000. "Peço ao Sudão do Sul que retire forças imediatamente de Helig. Trata-se de uma infração à soberania do Sudão, e um ato claramente ilegal", disse Ban a jornalistas.
"Peço também ao governo do Sudão que pare imediatamente de bombardear o território sul-sudanês e que retire suas forças dos territórios disputados. Tenho imprimido a ambas as partes a necessidade de acabar com os combates e retornar às negociações. Eles ainda não atenderam ao apelo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário