domingo, 22 de abril de 2012

Extrema-direita francesa consegue número recorde de votos

A candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, conseguiu o maior número de votos da história da Frente Nacional (FN) em uma eleição na França. Ela conseguiu entre 17 e 20,7% de votos no primeiro turno das presidenciais francesas, segundo as primeiras estimativas publicadas domingo.
Marine Le Pen conseguiu 17% dos votos segundo o instituto de pesquisas CSA, 19% segundo o Ipsos e 20,7%, segundo Harris Interativa.
O recorde precedente tinha sido alcançado em 2002 quando o pai de Marine, Jean Marie Le Pen, surpreendeu obtendo 16,86% dos votos, e disputou o segundo turno com Jacques Chirac, eliminando o socialista Lionel Jospin.
Este ano, a FN não vai participar do segundo turno da eleição, que será disputada no dia 6 de maio entre o candidato socialista François Hollande, que obteve entre 28 e 30% dos votos, e o presidente Nicolas Sarkozy, que obteve entre 24 e 27,5%.
Marine Le Pen, de 43 anos, tomou o lugar de seu pai na presidência do FN no começo de 2011. Durante a campanha, ela afirmou querer defender a “França invisível”, os “esquecidos” da crise e a identidade nacional contra a presença dos muçulmanos na França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário